UOL Notícias Notícias
 

22/01/2010 - 21h35

Conferência do Haiti abordará necessidades da coordenação de ajuda

Toronto (Canadá), 22 jan (EFE).- O Canadá disse hoje que um dos objetivos da conferência internacional sobre o Haiti, que será realizada na próxima segunda-feira em Montreal, é conseguir uma melhor coordenação da entrega de ajuda humanitária à população.

O ministro de Assuntos Exteriores do Canadá, Lawrence Cannon, que presidirá a reunião internacional de ministros e organizações, assegurou hoje durante uma entrevista coletiva que a curto prazo se procura "uma melhor coordenação entre os países e com a ONU e as ONGs".

Os esforços para levar ajuda humanitária às vítimas do terremoto do dia 12 de janeiro foram salpicados na última semana pelas críticas francesas ao controle que os Estados Unidos estão realizando dos envios, assim como pela lentidão com a qual alimentos, água e remédios estão chegando à população.

Está previsto que os responsáveis de Assuntos Exteriores dos Estados Unidos, França, Brasil, México e Argentina, entre outros países, assim como o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, participem da reunião.

A conferência ministerial de Montreal também preparará a agenda de um futura cúpula de líderes que poderia aprovar um "Plano Marshall" para a reconstrução do Haiti, o país mais pobre do hemisfério ocidental.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host