UOL Notícias Notícias
 

29/01/2010 - 22h38

Parlacen pede à comunidade internacional que reconheça Porfirio Lobo

Guatemala, 29 jan (EFE).- O Parlamento Centro-Americano (Parlacen) pediu hoje à comunidade internacional que reconheça o novo Governo de Honduras, presidido por Porfirio Lobo, que assumiu o cargo na quarta-feira.

A ascensão de Lobo à Presidência de Honduras foi "um passo fundamental para o restabelecimento da institucionalidade democrática em Honduras e o Sistema da Integração Centro-Americana", assinala um comunicado do fórum regional, cuja sede principal fica na capital guatemalteca.

Os deputados do Parlacen emitiram um acordo na sessão ordinária realizada na quinta-feira por meio do qual "reconheceram a eleição e a posse" de Lobo.

Além disso, "pedem aos Chefes de Estado e do Governo de Centro América, Europa e da Comunidade Internacional a iniciar o processo de reconhecimento do Governo eleito de Honduras", o qual permitirá à região "avançar no processo de consolidação da integração e impulsionar o bem-estar social".

O Parlacen também insistiu a Lobo para criar uma comissão especial para "analisar e fazer recomendações sobre os fatos violentos de 28 de junho", que levaram o golpe de Estado contra o então presidente Manuel Zelaya.

Lobo recebeu o poder das mãos das autoridades de fato que governavam Honduras desde a derrocada de Zelaya, após vencido o pleito do novembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host