UOL Notícias Notícias
 

03/02/2010 - 08h26

Atentado mata ao menos 20 pessoas e fere 117 no Iraque

Bagdá, 3 fev (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram e 117 ficaram feridas em um atentado contra xiitas cometido hoje na cidade iraquiana de Karbala, 110 quilômetros ao sul de Bagdá.

Segundo fontes policiais, uma motocicleta carregada de explosivos foi detonada perto de um instituto politécnico quando vários fiéis chegavam à cidade a pé para lembrar o imame Hussein, morto no ano 680.

Entre as vítimas, há mulheres, crianças e idosos. Devido ao estado grave de alguns dos feridos, não está descartada a hipótese de o número de mortos subir ainda mais.

A explosão da motocicleta aconteceu no começo desta manhã, apesar de todo o esquema de segurança que o Exército e a Polícia iraquianos montaram na cidade e nas estradas para proteger os xiitas.

Na hora, além dos peregrinos que chegavam à Karbala, várias pessoas trabalhavam nos preparativos do Arbain, festividade que vai ser celebrada na noite de quinta para sexta-feira.

Também hoje, três pessoas morreram e 23 ficaram feridas na explosão de três artefatos dirigidos contra peregrinos xiitas em Bagdá e na província de Babel, vizinha à de Karbala.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host