UOL Notícias Notícias
 

03/02/2010 - 02h43

Nomeada corte especial que vai julgar militares que expulsaram Zelaya

Tegucigalpa, 2 fev (EFE).- A Corte Suprema de Justiça (CSJ) de Honduras nomeou hoje um tribunal especial que vai receber e avaliar o recurso de apelação do Ministério Público (MP) contra a interrupção do processo contra a cúpula militar acusada da expulsão do ex-presidente Manuel Zelaya do país.

Um porta-voz da CSJ disse à agência Efe que o tribunal especial é formado por três juízes designados pelo plenário. Eles vão pedir ao presidente da CSJ, Jorge Rivera, o relatório do caso para analisá-lo antes de emitir sua resolução, e não há prazo definido para publicação dela.

O MP apresentou o recurso de apelação na semana passada depois que Rivera ditou, em 26 de janeiro, a interrupção definitiva do julgamento dos seis membros da Junta de Comandantes das Forças Armadas, acusados de abuso de autoridade e crime de expatriação.

Os militares expulsaram Zelaya para a Costa Rica depois de tirá-lo à força da Presidência de Honduras no dia 28 de junho do ano passado. A Constituição proíbe a expatriação de hondurenhos.

A Junta de Comandantes está formada pelo chefe e o subchefe do Estado-Maior Conjunto, generais Romeo Vásquez e Venancio Cervantes, respectivamente; pelos chefes do Exército, geral Miguel Ángel García Padgett; da Força Aérea, geral Luis Javier Prince; da Força Naval, contra-almirante Juan Pablo Rodríguez; e pelo inspetor geral das Forças Armadas, geral Carlos Cuéllar.

Zelaya está na República Dominicana desde quarta-feira passada, quando o novo presidente hondurenho, Porfirio Lobo, lhe concedeu um salvo-conduto para que abandonasse o país após permanecer mais de quatro meses na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde se instalou depois que voltou clandestinamente ao país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host