UOL Notícias Notícias
 

03/02/2010 - 21h51

ONU fará novo pedido de ajuda financeira para o Haiti

Nações Unidas, 3 fev (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou para o próximo dia 17 a apresentação de um novo pedido de fundos para ajudar os desabrigados pelo terremoto do Haiti pelo período de um ano.

O responsável pela solicitação será o ex-presidente americano Bill Clinto, enviado especial da ONU para o Haiti. "Ele terá a responsabilidade de obter o apoio internacional, tanto do setor público como do privado, e coordenar os esforços", disse Ban ao sair de uma reunião com o Conselho de Segurança.

O secretário-geral não confirmou o valor total da solicitação, que se somará aos US$ 575 milhões pedidos no mês passado pelo organismo para atender por seis meses as necessidades mais urgentes, como alimentos, água e atendimento médico.

Ban, que se reuniu com Clinton, destacou ainda que o ex-presidente dos Estados Unidos estará à frente da conferência mundial de doadores para a reconstrução do Haiti, a ser realizada no final de março na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Ele garantiu que a situação no Haiti continua sendo "calma" e que a distribuição da ajuda humanitária "melhora com o passar dos dias", enquanto o país tenta voltar à normalidade lentamente com a abertura de bancos, escolas e supermercados.

Mais de 1 milhão de pessoas receberam alimentos da cooperação internacional, enquanto o programa de "dinheiro por trabalho" do organismo mundial já conta com 30 mil assalariados.

Além disso, ele ressaltou a preocupação da ONU em fornecer imediatamente moradia às milhares de pessoas que perderam suas casas, já que a época das chuvas começa em pouco mais de um mês.

O Governo do Haiti pediu às Nações Unidas aproximadamente 200 mil tendas de campanha maiores, para abrigar um total de um milhão de pessoas.

Segundo números do Governo haitiano, pelo menos 200 mil pessoas perderam a vida no terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou a área metropolitana de Porto Príncipe no último dia 12.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    -0,07
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h09

    0,29
    76.195,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host