UOL Notícias Notícias
 

04/02/2010 - 15h32

França apoiará Alemanha por vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU

Paris, 4 fev (EFE).- A França apoiará a Alemanha no objetivo de conseguir uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, anunciaram hoje os dois países ao término da 12ª edição de seu conselho bilateral de ministros, em Paris.

A obtenção desse assento permanente nas Nações Unidas é uma "aspiração legítima da Alemanha", segundo comunicado divulgado ao término do encontro, que contou com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Membro permanente do conselho ao lado de Estados Unidos, Rússia, China e Reino Unido, a França também defendeu a entrada de países como o Brasil.

Na reunião de hoje em Paris, Sarkozy e Merkel apresentaram 80 medidas para reforçar a colaboração entre seus países em assuntos como economia, política energética, pesquisa, segurança interior, justiça e imigração.

Há também a intenção de reforçar a agência europeia de controle das fronteiras, "prioritariamente no Mediterrâneo", e estabelecer "acordos de gestão organizada dos fluxos migratórios" procedentes de regiões no leste da Europa e na África.

França e Alemanha também se pronunciaram em favor de uma ação para acabar com a entrada de cocaína e heroína em ambos os países, que sirva como base para um acordo europeu de combate às drogas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host