UOL Notícias Notícias
 

04/02/2010 - 14h28

Lula recebe credenciais de novo embaixador americano

Brasília, 4 fev (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje as credenciais do novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, cuja nomeação é considerada no país uma "deferência" do chefe de Estado americano, Barack Obama.

Segundo fontes oficiais brasileiras, uma das primeiras missões do diplomata será preparar uma visita ao Brasil da secretária de Estado Hillary Clinton, a qual precederia à que Obama deve fazer ainda no primeiro semestre deste ano.

Shannon, de 51 anos, desde 2005 era secretário de Estado Adjunto para a América Latina, cargo no qual foi substituído em novembropor Arturo Valenzuela.

Obama nomeou-o embaixador no Brasil em maio do ano passado, mas a nomeação ficou bloqueada até dezembro, em virtude da oposição dos senadores republicanos, contrariados com a postura americana a favor da restituição do derrubado presidente hondurenho, Manuel Zelaya.

Shannon é considerado um especialista na América Latina, fala fluentemente espanhol e português e, desde que ingressou no serviço diplomático, em 1984, ocupou vários cargos na região.

Entre 1989 e 1992, por exemplo, teve sua primeira experiência no Brasil, onde desempenhou a função de assistente especial da embaixada americana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,82
    3,256
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h04

    1,40
    64.109,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host