UOL Notícias Notícias
 

05/02/2010 - 21h01

Conselho de Segurança se diz satisfeito com novas prioridades no Afeganistão

Nações Unidas, 5 fev (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU expressou hoje sua satisfação com a "agenda clara e as prioridades" definidas pela comunidade internacional na conferência da semana passada em Londres sobre o Afeganistão.

Em declaração lida por seu presidente rotativo, o embaixador francês Gérard Araud, o principal órgão das Nações Unidas considerou que esta nova agenda tem base em uma nova estratégia integral que será implantada pelo Governo afegão com o apoio de seus aliados internacionais.

"Os membros do Conselho expressam seu apoio às prioridades definidas na conferência de Londres sobre segurança, Governo, desenvolvimento e cooperação internacional, e defendem que sejam postas em prática", diz o texto.

Além disso, Araud expressou a satisfação do Conselho com o resultado da cúpula regional dos países vizinhos ao Afeganistão, realizada no último dia 26 em Istambul, na qual foi definida uma "visão comum sobre a cooperação nacional".

A declaração lida pelo diplomata também ressaltou o papel da missão de assistência da ONU no Afeganistão (Unama) na coordenação dos projetos internacionais de caráter civil realizados no país de Ásia Central.

Os 60 países que estiveram no último dia 28 de janeiro na conferência de Londres decidiram mudar o rumo que a comunidade internacional seguia no Afeganistão para reverter o aumento da violência e os avanços da insurgência talibã.

A nova estratégia propõe devolver às autoridades afegãs o controle da segurança no país e abrir um processo de reconciliação nacional que não exclua os talibãs dispostos a deixar as armas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host