UOL Notícias Notícias
 

05/02/2010 - 15h19

Estátua de Obama é retirada de parque público na Indonésia

Jacarta, 5 fev (EFE).- A estátua de bronze do presidente americano, Barack Obama, será retirada do parque público de Jacarta, na Indonésia, onde foi colocada em dezembro do ano passado e será instalada no colégio onde ele estudou dos sete aos dez anos, anunciaram hoje as autoridades perante os vários protestos recebidos.

"Vamos seguir o desejo do povo, que estima que a mudança da estátua para seu antigo colégio é mais apropriado", disse o governador da capital indonésia, Fawzi Bowo.

O monumento, erguido como o primeiro do mundo em honra a Obama, o representa com dez anos, sorrindo, de bermuda e camiseta, e uma borboleta na mão.

Desde sua inauguração, a imagem gerou uma forte controvérsia nos meios de comunicação indonésios e suscitou a criação de um grupo de opositores no Facebook que reuniu mais de 56 mil pessoas.

"Barack Obama viveu em sua infância em Jacarta. Fez história ao se transformar em presidente dos Estados Unidos, mas não é ninguém na história da nação soberana da Indonésia", argumenta Heru Nugroho, criador do grupo no Facebook.

"Pelo orgulho de uma nação soberana, o monumento a Barack Obama no parque de Menteng deve ser desmantelado", acrescenta o indonésio.

Uma obra artística que represente a identidade indonésia ocupará o espaço que será deixado pela estátua de Obama.

O governador de Jacarta assinalou que a mudança será realizada antes da primeira visita oficial do presidente americano a Jacarta, prevista para a segunda quinzena de março.

Obama viveu na capital indonésia quatro anos, frequentou um colégio católico e outro público, e deixou Jacarta aos dez anos, para voltar ao Havaí (EUA) com seus avós maternos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host