UOL Notícias Notícias
 

06/02/2010 - 13h01

Ortega e Colom se reúnem para articular propostas para Cúpula do Grupo do Rio

Manágua, 6 fev (EFE).- Os presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Guatemala, Álvaro Colom, se reuniram em Manágua para compartilhar ideias e preparar propostas para a Cúpula do Grupo do Rio, que será realizada no México entre 22 e 23 de fevereiro, afirmaram hoje fontes oficiais.

O site governamental "El 19" informa hoje que Colom realizou ontem à noite uma visita à Nicarágua, não anunciada previamente, para se reunir com Ortega em sua residência particular, que também serve eventualmente de Casa de Governo.

"Viemos com a intenção de compartilhar ideias e propostas para preparar a Cúpula de Rio e poder ir de alguma maneira com avanços na solução da crise política da América Central", disse o presidente guatemalteco.

"Gostaríamos de nos próximos dias ter alguma proposta que pudesse conduzir a uma solução efetiva das diferenças que surgiram com o golpe de estado em Honduras, o qual todos rejeitamos".

O líder guatemalteco aproveitou a reunião para expressar seu agradecimento ao Governo e povo da Nicarágua pela solidariedade mostrada perante o efeito da seca em seu país.

Além disso, disse que se discutiram formas que deem continuidade aos esforços comuns para enfrentar os desafios do combate à pobreza, ao desemprego e as consequências da mudança climática.

O Grupo do Rio é formado por Argentina, Brasil, Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia, Paraguai, Caricom, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, República Dominicana, Belize, Haiti, Guiana e Cuba.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host