UOL Notícias Notícias
 

06/02/2010 - 06h19

Uma delegação chinesa inicia uma visita a Coreia do Norte

Pequim, 6 fev (EFE).- Uma delegação do Governo da China iniciou hoje uma "visita de boa vontade" à Coreia do Norte, liderada pelo responsável do Departamento Internacional do Partido Comunista Chinês, Wang Jiarui.

A visita acontece logo após o Governo norte-coreano libertar o missionário americano Robert Park, detido em 24 de dezembro do ano passado após entrar na Coreia do Norte ilegalmente. Park chegou hoje a Pequim, embora a imprensa chinesa não tenha dado destaque à notícia.

A delegação chinesa se reunirá em Pyongyang com membros do Departamento de Assuntos Internacionais do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, informou a agência oficial de notícias "Xinhua".

Wang Jiarui é um dos delegados chineses que mais viajou para Coreia do Norte nos últimos anos, sobretudo para negociar as várias crises protagonizadas pelo regime liderado por Kim Jong-il por seu programa nuclear e seus testes de artilharia.

A China é o principal fornecedor de energia e alimentos da Coreia do Norte, e desde 2003 é anfitriã do diálogo - até agora improdutivo - entre as duas Coreias, EUA, Rússia e Japão com o objetivo de encerrar o programa nuclear norte-coreano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h15

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host