UOL Notícias Notícias
 

08/02/2010 - 17h20

Líder político do Hamas diz que Israel impede trégua no Oriente Médio

Moscou, 8 fev (EFE).- O líder político do Hamas, Khaled Meshaal, afirmou hoje em Moscou que não vê perspectivas de trégua no Oriente Médio, segundo ele, por culpa do Governo de Israel.

"Não vejo perspectivas de trégua (...) no Oriente Médio por que o Governo de Israel é um Governo de guerra, agressão e ocupação, e não está a favor da paz", disse Meshaal em entrevista coletiva após uma reunião com o ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

As consultas entre o Hamas e as autoridades russas acontecem às vésperas da chegada a Moscou do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e dias depois que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, visitou a Rússia. No entanto, Meshaal garantiu que "não há nenhuma vinculação entre estes encontros".

As autoridades russas tinham antecipado que a reunião de Lavrov com Meshaal "está inserida no contexto do diálogo político que a Rússia mantém com as principais forças palestinas para o reatamento das negociações palestino-israelenses".

Em entrevista publicada hoje pelo jornal "Vremia Novostei", Meshaal acusou os Estados Unidos de impedir que o movimento de resistência islâmica Hamas assine as pazes com Abbas.

"Sabemos que o representante do presidente dos Estados Unidos no Oriente Médio, George Mitchell, pressionou Abbas e as autoridades egípcias. Se Abbas optar por fazer as pazes com o Hamas, então os EUA deixarão de prestar socorro à ANP", apontou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    0,17
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h14

    -0,50
    63.764,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host