UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 13h29

Chávez cancela ida à reunião da Unasul sobre o Haiti

Quito, 9 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cancelou sua participação na reunião extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul), que hoje, em Quito (Equador), vai debater formas de ajudar o Haiti, devastado por um terremoto em 12 de janeiro.

Uma fonte da Chancelaria equatoriana confirmou à Agência Efe que Chávez não estará presente no encontro porque considera sua presença na Venezuela relevante neste momento.

"O presidente considerou que sua presença (neste momento) na Venezuela era importante, e decidiu enviar seu chanceler (Nicolás) Maduro como representante", disse a fonte.

A ausência de Chávez se soma à do presidente da Bolívia, Evo Morales, cuja anunciada participação no encontro foi cancelada ontem sem justificativa.

No lugar de Morales, quem irá à reunião é o vice-presidente do país, Álvaro García Linera, que chegou na manhã de hoje a Quito.

No Equador estão desde segunda-feira os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e do Haiti, René Préval.

Quem também chegou ontem foi o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o chileno José Miguel Insulza.

Espera-se ainda a chegada dos presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Peru, Alan García.

Governantes de outros dez países que integram a organização, como Cristina Kirchner, da Argentina, já haviam desistido de participar por diferentes razões. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também não deverá comparecer, assim como o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, que está em fim de mandato.

A reunião extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da Unasul abordará exclusivamente o tema do Haiti e buscará definir a atuação dos Estados-membros da organização de integração regional a partir das necessidades da nação caribenha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host