UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 11h02

China diz que Coreia do Norte segue aberta ao diálogo nuclear

Pequim, 9 fev (EFE).- O chefe de Estado norte-coreano, Kim Jong-il, afirmou a um emissário do Governo chinês que continua aberto às conversas multilaterais sobre o programa nuclear de seu país.

O porta-voz da Chancelaria chinesa, Ma Zhaoxu, disse hoje que o ministro Wang Jiarui, diretor do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista chinês, retornou de sua viagem de quatro dias à Coreia do Norte, onde ontem se reuniu com Kim e transmitiu-lhe uma mensagem do presidente da China, Hu Jintao.

Wang mencionou que a China continua disposta a trabalhar com a Coreia do Norte para reforçar sua "tradicional amizade e reforçar a cooperação prática na condução do problema nuclear na península coreana".

Ma mencionou que o diálogo iniciado em 2003 entre as duas Coreias, os Estados Unidos, a Rússia, o Japão e a China, estagnado há mais de um ano, é um processo "complexo e sensível".

Só através "das negociações e do diálogo diplomático" será possível alcançar o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano, acrescentou.

O porta-voz chinês disse ainda que reiterou o pedido de seu Governo para que a Coreia do Norte e todos os outros países envolvidos nas negociações demonstrem flexibilidade e disposição de voltar ao diálogo o quanto antes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host