UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 18h22

Préval pede à Unasul tendas de campanha para o Haiti

Quito, 9 fev (EFE).- O presidente do Haiti, René Préval, solicitou hoje aos membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul), reunidos em Quito, tendas de campanha para a população desabrigada e também que apoiem seu país com ajuda de médio e longo prazo após o forte terremoto que atingiu à nação em 12 de janeiro.

Convidado especial para a cúpula extraordinária da Unasul, Préval disse que existem milhões de pessoas sem-teto e que, eventualmente, poderiam gerar manifestações.

Por isso, insistiu que os haitianos agradeceriam o fornecimento de tendas por parte de seus amigos sul-americanos.

Em breves palavras, Préval, que falou após os governantes e representantes dos países sul-americanos, destoou dos discursos e fez um pedido concreto e imediato.

Os estados da Unasul discutiam uma estratégia para a reconstrução do Haiti.

Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais do Brasil representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele disse que a ajuda da Unasul deve ser "mais efetiva" em direção ao Haiti, onde não só ocorreu uma tragédia natural, mas uma catástrofe social.

"Outros países sofrem terremotos, mas o impacto não é tão grande como o que ocorreu no Haiti, por isso que a Unasul deveria coordenar a ajuda imediata e a de médio e longo prazo", acrescentou.

Garcia reforçou a importância do ter uma "estratégia política" para que o esforço fortaleça o Estado haitiano.

"O Haiti é um país soberano, não é uma coleção de projetos", acrescentou o representante brasileiro e insistiu que o apoio ao Governo haitiano deve começar por escutar o presidente daquele país.

Nesse sentido, disse que seria interessante atender a solicitação do Haiti aos países que formam a Missão Internacional de Estabilização para o Haiti (Minustah) de "substituir os soldados combatentes por soldados de engenharia" e "transferir menos blindados e mais máquinas" para a nação caribenha.

Também sugeriu formar uma equipe técnica da Unasul para servir dialogar diretamente com o Governo haitiano, para avaliar as necessidades desse país e canalizar a ajuda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host