UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 11h14

EUA deverão instalar mísseis Patriot na Polônia no 2º semestre

Varsóvia, 10 fev (EFE).- O responsável pelo escritório presidencial da Polônia, Wladyslaw Stasiak, afirmou hoje após o seu retorno de Washington que os mísseis Patriot que os Estados Unidos pretendem instalar em seu território polonês.

Stasiak explicou em declarações à rádio pública polonesa que ainda faltam alguns pontos para a negociação ser concretizada, como o status das tropas americanas que acompanharão os foguetes Patriot para assegurar a segurança do percurso.

"O processo se desenvolve bem", indicou o representante presidencial.

Conforme ele, assim que o Parlamento polonês autorizar o acordo assinado na Casa Branca (previsto para 12 de fevereiro), o presidente Lech Kaczynski ratificará o texto.

Wladyslaw Stasiak manteve nos Estados Unidos diferentes encontros com representantes do Governo de Barack Obama com os quais tratou "sobre o futuro da Otan no contexto de uma nova estratégia, e também do presente da Otan, especialmente referente ao artigo cinco do tratado e a sua implementação prática", explicou.

O artigo cinco do tratado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se refere à obrigação da organização de defender o estado membro no caso de ataque ou ameaça militar.

Está prevista a instalação da bateria de mísseis Patriot no nordeste da Polônia, a 100 quilômetros da fronteira com russa (próximo de Kaliningrado), o que irritou Moscou.

A chegada dos foguetes está nos acordos assinados em 2008 entre a Varsóvia e Washington para a instalação em solo polonês do escudo antimísseis desenhado pela administração anterior da Casa Branca, George W. Bush, que pretendia assim abortar ataques balísticos a partir de países como o Irã e a Coreia do Norte.

Embora a chegada de Barack Obama represente o fim do polêmico projeto impulsionado por seu antecessor, o acordo se manteve no que se refere à instalação do Patriot na Polônia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host