UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 16h00

EUA renovam sanções a associados à Guarda Revolucionária do Irã

Washington, 10 fev (EFE).- O Governo dos Estados Unidos impôs hoje novas sanções a quatro empresas ligadas à Guarda Revolucionária do Irã e a um general da corporação, em mais um passo para cortar o financiamento da tropa de elite iraniana, informou hoje o Departamento do Tesouro.

A decisão atinge sobretudo as filiais da construtora Khatam al-Anbiya, o braço de engenharia da Guarda Revolucionária, já incluído na lista de empresas punidas pelo Governo americano. Quem também teve as sanções reforçadas foi o general Rostam Qasemi, que dirige a entidade.

A Khatam al-Anbiya é controlada pela Guarda Revolucionária e se dedica à construção de estradas e túneis e a projetos de fornecimento de água, de agricultura e petrolíferos.

As sanções americanas se aplicam a quatro companhias que são propriedade ou estão controladas pela Guarda Revolucionária, além das que exerçam suas funções através da construtora ou que apoiem diretamente projetos mineiros e de engenharia.

Segundo a lista do Governo americano, as filiais são os institutos Fater Engineering, Imensazen Consultant Engineers, Makin e Rahab.

O subsecretário para Terrorismo e Inteligência Financeira do Departamento do Tesouro, Stuart Levey, disse que a Guarda Revolucionária do Irã utiliza companhias como essa para controlar grande parte da economia do país.

"A ação de hoje ajudará empresas de todo o mundo a evitar negócios que beneficiam em última instância a Guarda Revolucionária e suas perigosas atividades", explicou.

De acordo com Washington, a receita desses negócios se destina a promover atividades ilícitas, incluindo a proliferação de armas de destruição em massa e "o apoio ao terrorismo".

As sanções de hoje congelam os ativos dessas sociedades nos EUA e proíbem empresas e cidadãos americanos de fazerem negócios com as mesmas.

O Governo dos EUA já tinha imposto antes sanções à Guarda Revolucionária e à força de elite Qods pelo envolvimento em atividades de proliferação e de apoio ao terrorismo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    -0,61
    3,162
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h56

    0,13
    70.103,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host