UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 17h56

Brasil se prepara para reunião com UE em Madri

Madri, 11 fev (EFE).- Representantes do Governo brasileiro terão na próxima segunda-feira uma reunião com a União Europeia (UE) em Madri, para abordar a reconstrução do Haiti, a situação em Honduras e as negociações de um acordo entre o bloco europeu e o Mercosul.

Juan Carlos Sánchez, diretor-geral de política externa para região ibero-americana da Chancelaria espanhola, afirmou hoje que a reunião servirá para "o reforço do vínculo da América Latina com a Europa".

O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, cujo país exerce a Presidência da UE, será o anfitrião da reunião, que terá a presença do chanceler Celso Amorim e da chefe da diplomacia da UE, Katherine Ashton.

Segundo Sánchez, o ponto forte da reunião será o possível reatamento das negociações para um acordo comercial entre Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai) e a UE.

As partes também tratarão os preparativos da cúpula União Europeia-América Latina, que será realizada em maio próximo em Madri.

Com a reunião, UE e Brasil iniciam o diálogo político de alto nível previsto na associação estratégica, criada em Lisboa em 4 de julho de 2007, quando foi realizada a primeira cúpula bilateral.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h50

    -0,44
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h56

    -0,21
    65.045,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host