UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 17h59

EUA confirmam que Obama recebe dalai lama no dia 18

Washington, 11 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá o dalai lama na Casa Branca no próximo dia 18, confirmou hoje o porta-voz da Presidência americana, Robert Gibbs.

Em sua entrevista coletiva diária, Gibbs disse que o Dalai Lama "é um líder internacional muito respeitado" que atuou em defesa dos direitos de seu povo e da liberdade de culto.

Segundo Gibbs, o encontro terá lugar na Sala de Mapas da Casa Branca e não no Salão Oval, como corresponderia a um chefe de Estado ou de Governo.

De acordo com o porta-voz, "nenhum presidente americano se reuniu com o dalai lama no Salão Oval".

O líder espiritual tibetano estará em Washington nos dias 17 e 18 deste mês.

O Governo chinês tinha pedido a Obama para que não se reunisse com o dalai lama. O presidente americano evitou se encontrar com o líder espiritual tibetano durante a última visita deste a Washington, no ano passado, para evitar tensões diplomáticas com Pequim antes da visita de Estado que fez à China em novembro.

Durante essa viagem, no entanto, deixou claro às autoridades chinesas que se reuniria com o dalai lama, defensor da autonomia tibetana e acusado por Pequim de buscar a independência desse território.

A Casa Branca já tinha anunciado que Obama se reuniria com o líder espiritual tibetano ao longo deste mês, mas a confirmação da data dará mais tensão à relação com a China.

Na semana passada, o Pentágono anunciou a venda de armamento para Taiwan no valor de US$ 6,4 bilhões, o que fez com que a China ameaçasse impor sanções às fabricantes dessas armas e anunciasse a suspensão dos contatos militares entre os dois países.

Depois, os EUA impuseram tarifas sobre a importação de pneus chineses, além de terem criticado o que consideram como uma cotação artificial do iuane e as denúncias de ataques cibernéticos procedentes da China contra o Google, que ameaçou encerrar suas atividades em território chinês.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host