UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 17h23

Fatah diz que não dialoga com Hamas até a reconciliação

Cairo, 11 fev (EFE).- O dirigente do grupo palestino Fatah Nabil Shaath assegurou hoje no Cairo que seu movimento não vai dialogar com o Hamas até que esta organização assine a proposta egípcia para uma reconciliação entre todos os grupos palestinos.

Shaath, chefe de Relações Exteriores do Fatah, fez as declarações aos jornalistas após reunir-se com o ministro de Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, e o chefe dos serviços secretos, Omar Suleiman.

O responsável do Fatah reiterou a importância de que o Hamas assine a iniciativa egípcia para a reconciliação antes da cúpula da Liga Árabe, prevista para o fim de março em Trípoli (Líbia).

Com relação a isso, explicou que se Hamas assinar o documento egípcio antes da cúpula, esta reunião será centrada em apoiar a causa palestina, se for adiada para depois desta reunião, na mesma serão traçadas estratégias para buscar a reconciliação palestina.

O diálogo palestino permanece em ponto morto desde outubro de 2009, quando o grupo islamita se negou a assinar a proposta do Egito, que foi assinada pelo Fatah, ao considerar que tinham incluído pontos que não haviam sido discutidos.

O plano estabelece a realização de eleições presidenciais e legislativas em 28 de junho, além de sugerir que no próximo pleito, 75% das cadeiras do Parlamento sejam escolhidas proporcionalmente e o restante por circunscrições.

A atual visita de Shaath ao Cairo tem o objetivo informar às autoridades egípcias dos resultados das reuniões que manteve com o líder do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, no último dia 4, o qual primeiro encontro entre dirigentes de ambos os grupos na faixa desde 2007.

A disputa entre Fatah e Hamas piorou em junho de 2007, quando seguidores da organização islamita expulsaram de Gaza às forças leais ao presidente da ANP, Mahmoud Abbas, líder do Fatah.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host