UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 12h19

Hindu ganha direito de ser incinerado ao ar livre no R.Unido

Londres, 11 fev (EFE).- Um hindu residente no Reino Unido ganhou na justiça britânica o direito de ser incinerado em uma pira ao ar livre, o que abre precedente para que milhares de seus correligionários sigam seu exemplo.

Davender Ghai, de 71 anos, teve negado inicialmente pela Prefeitura de Newcastle upon Tyne, nordeste da Inglaterra, esse tipo de cremação, que para os praticantes do hinduísmo é considera essencial para uma boa morte e a libertação do espírito.

Na quarta-feira, no entanto, o tribunal de apelações londrino concedeu o pedido ao opinar que o desejo de ser incinerado em uma pira não é incompatível com as leis atuais em matéria de cremações, segundo informa hoje o jornal "The Guardian".

"Estou muito feliz. Sempre tive fé que a justiça seria feita. Agora posso morrer em paz", disse Ghai após escutar a sentença no alto tribunal.

Ghai explicou que a pira teria de ser de lenha e aberta ao ar livre, embora não se opõe que o local seja fechado com paredes, desde que o telhado esteja livre.

A sentença do tribunal de apelações permitirá agora que milhares de hindus residentes na Grã-Bretanha sejam incinerados em piras ao ar livre, o que poderia dar origem a novos crematórios.

O Ministério da Justiça tinha se oposto ao pedido de Ghai, argumentando que as cremações têm de ser realizadas em um prédio, ou seja, com suas paredes e teto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host