UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 17h56

Justiça autoriza menina de 7 anos a desfilar como rainha de bateria no Rio

Rio de Janeiro, 11 fev (EFE).- A juíza Ivone Caetano, da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idosos do Rio de Janeiro, deu parecer favorável à participação da menina Júlia Lira, de 7 anos, no Carnaval carioca como rainha de bateria da escola de samba Viradouro.

A assessora da Viradouro, Joice Hurtado, confirmou a decisão judicial à Agência Efe. Júlia é filha do presidente da escola, Marco Lira.

A polêmica teve início depois que o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca) questionou a escolha da menina como rainha de bateria da agremiação ao argumentar que o posto tem "enorme apelo sexual".

A assessora da Viradouro disse à Efe que os integrantes da escola estão contentes com a decisão judicial e que a menina, que será a rainha de bateria mais jovem da história do Carnaval carioca, participará hoje à noite de um ensaio da escola em sua quadra, na cidade de Niterói (RJ).

Hurtado explicou que a decisão de escolher Júlia como rainha da bateria ocorreu de maneira espontânea depois que a menina, que assistia a um ensaio da escola no último dia 17, pediu que a deixassem dançar diante dos músicos. Diante da boa recepção do público presente, Júlia pediu para ocupar o posto no desfile.

Segundo a assessora, apesar de as rainhas de bateria serem normalmente mulheres reconhecidas como símbolos sexuais, a escolha de Júlia para a funça está longe de qualquer conotação sexual e sua participação em um lugar de destaque da escola "é uma demonstração da renovação do carnaval".

A Viradouro será a quarta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí no domingo, o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval carioca. A agremiação de Niterói apresenta o enredo "México - paraíso das cores, sob o signo do sol".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h09

    -0,32
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host