UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 09h58

Começa campanha no Iraque para eleições de março

Bagdá, 12 fev (EFE).- Os grupos políticos que participarão das eleições legislativas iraquianas em 7 de março começaram hoje a campanha eleitoral, que termina dois dias antes da votação.

Disputam as eleições parlamentares, das quais surgirá o novo Governo iraquiano, 14 alianças e mais de 300 grupos políticos.

Já era possível ver hoje nas ruas de Bagdá e em outras cidades do país militantes dos diferentes grupos políticos distribuindo panfletos e montando painéis e cartazes de seus candidatos.

Ahmed Abdul Jablar, agente eleitoral da lista liderada pelo ministro do Interior iraquiano, o xiita Jawad al-Bulani, a Unidade da Coalizão do Iraque, disse à Agência Efe que a campanha se dedicará às necessidades básicas dos cidadãos, como água, eletricidade e habitação.

Também haverá foco em combater a corrupção e a luta contra o desemprego.

Para muitos iraquianos, estes temas são os de sempre. "Os slogans desta campanha eleitoral são os mesmos do pleito anterior, e nenhuma das promessas anteriores foi cumprida", disse à Efe o professor Saad Ibrahim.

"Nada mudou desde as últimas eleições", acrescentou, em referência ao pleito de 2005, que não conseguiram dar fim à insegurança, à crescente corrupção e às tensões sectárias.

A campanha já começa ofuscada pela controvérsia em relação à exclusão de centenas de candidatos por supostos vínculos com o partido Baath, o pilar político do regime de Saddam Hussein e que foi proibido.

Pouco antes do início da campanha nas 18 províncias do país, incluindo a região autônoma do Curdistão iraquiano, as autoridades confirmaram a exclusão de dois importantes dirigentes sunitas, informou o canal de televisão "Al Iraqiya".

São eles os candidatos Saleh al Mutlak, chefe da Frente para o Diálogo Nacional, e Zafer al Aani, líder da Frente do Consenso.

Também há cerca de outros 500 candidatos cuja participação no pleito será analisada por um comitê de apelações criado pelo Parlamento iraquiano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host