UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 18h47

Congresso dos EUA ficará sem os Kennedy

Washington, 12 fev (EFE).- Pela primeira vez em quase meio século, o Congresso dos Estados Unidos não terá nenhum Kennedy já que, após a morte do senador por Massachusetts, Edward Kennedy, deve-se incluir agora a despedida de seu filho, o legislador democrata de Rhode Island, Patrick Kennedy.

Patrick, outro Kennedy de vida turbulenta, viciado em drogas e álcool mas capaz de transformar suas deficiências em fortalezas, anunciou hoje que não pensa em concorrer à reeleição em novembro.

Será o fim do clã na câmara alta dos EUA, após a recente morte em 2009 de Edward Kennedy, senador por Massachusetts, somada aos assassinatos dos irmãos John (1963) e Robert (1968), que tiveram breves passagens pelo Senado por Massachusetts e Nova York, respectivamente.

Patrick Kennedy enfrentava uma dura disputa diante de seu rival republicano e decidiu não concorrer à reeleição, após cumprir nove períodos na Câmara de Representantes.

Seu anúncio chega menos de seis meses depois da morte de seu pai, algo que, segundo fontes próximas, foi um fator determinante para a decisão.

"Minha vida está tomando um novo rumo", explica Kennedy em um vídeo divulgado na internet e que também será transmitido pela televisão.

Sua saída representa outro golpe ao Partido Democrata, que já perdeu folga no número de cadeiras que a legenda tem no Senado com a morte de Edward Kennedy em agosto passado devido a um câncer cerebral.

Patrick Kennedy no vídeo divulgado lamenta os tempos difíceis enfrentados pelos EUA diante da grave crise econômica, mas lamenta ainda mais a perda de quem foi seu "mais prezado mentor e confidente" e sua "maior fonte de ânimo e força": seu pai.

De fato, fontes democratas asseguram que, mais que a possibilidade de perder a cadeira em novembro, quando estarão em jogo as 435 cadeiras da Câmara de Representantes, a morte de Ted Kennedy teve um papel determinante na decisão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host