UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 17h21

El Salvador diz que visita de Lula mostra "relação estreita" com Brasil

San Salvador, 12 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores de El Salvador, Hugo Martínez, confirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma visita oficial ao país nos dias 25 e 26 deste mês, o que, para ele, será uma mostra da "relação estreita" entre as duas nações.

"(A visita) significa para El Salvador um sinal de uma relação muito estreita com o Brasil e com o presidente Lula", declarou o chanceler salvadorenho em uma entrevista ao "Canal 33" da televisão local.

Martínez destacou, além disso, a "excelente relação" entre o presidente salvadorenho, Mauricio Funes, e o colega brasileiro.

"Essa é uma primeira visita oficial de um líder. Claro que tivemos outras visitas não-oficiais, mas esta é a primeira visita oficial e é um marco para o país", assegurou o titular de Exteriores.

O chanceler afirmou que Funes "disse que na região sua prioridade é a integração centro-americana, mas que no hemisfério há duas referências básicas para ele: o presidente Lula e o presidente (Barack) Obama, dos Estados Unidos".

"O que nós percebemos é que o Brasil deu um salto de qualidade no desenvolvimento, na superação da pobreza de milhões de brasileiros. Isso o presidente Lula fez com habilidade, evitando maiores turbulências, maiores sobressaltos no país", sustentou.

Martínez ressaltou que o modelo brasileiro parece "bastante atraente" para El Salvador e afirmou que, "guardadas as devidas proporções, haverá políticas sobretudo no âmbito social que podem perfeitamente ser empreendidas no país".

Ele assegurou que, durante essa visita, os líderes abordarão "vários temas da cooperação bilateral", entre os quais citou o comércio, a ciência e a tecnologia.

Além disso, será abordada a possibilidade de um apoio financeiro para renovar o sistema de transporte público em El Salvador com um crédito brasileiro oriundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O chanceler salvadorenho afirmou que estão evoluindo bem os contatos para possíveis acordos na área de saúde, cujas autoridades abordaram assuntos como as vacinas, os remédios genéricos e a capacitação.

Na área agrícola, El Salvador estabeleceu uma relação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Embrapa, por sua vez, analisou a possibilidade de assessoria policial e em programas esportivos que permitam oferecer alternativas de reinserção social a réus que não são de alta periculosidade.

"O presidente Lula terá evidentemente uma reunião privada com o presidente Funes e, em seguida, uma reunião mais ampla com a delegação de ministros e ministras", ressaltou Martínez, que não detalhou ainda a agenda da visita.

Funes visitou o Brasil em março de 2009 como presidente eleito e depois em setembro passado, quando completou seus primeiros 100 dias no poder.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h50

    0,04
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h53

    1,79
    63.786,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host