UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 10h26

Italiano vence World Press Photo 2009; brasileiro é premiado

Bruxelas, 12 fev (EFE).- O fotógrafo italiano Pietro Masturzo foi anunciado hoje como o vencedor do concurso World Press Photo 2009 na categoria de Foto do Ano.

Além disso, o brasileiro Daniel Kfouri recebeu o terceiro lugar na categoria Esportes por sua foto de um skatista no ar na Megarrampa, em São Paulo.

A foto de Masturzo mostra mulheres gritando do terraço de um prédio em Teerã no dia 24 de junho do ano passado, em meio aos protestos que se seguiram à polêmica reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente do Irã.

O júri premiou os trabalhos de 63 fotógrafos de 23 nacionalidades em dez categorias. Kfouri foi o único brasileiro premiado. Além disso, a fotógrafa Marizilda Cruppe, do jornal "O Globo", fez parte do júri especializado da categoria Notícias & Documentários.

As imagens vencedoras foram escolhidas dentre as mais de 100 mil inscritas por quase seis mil fotógrafos, um recorde do concurso.

A Foto do Ano faz parte de uma série ambientada nas noites seguintes às eleições presidenciais de junho de 2009 no Irã, que por sua vez foi a ganhadora da categoria Pessoas em Notícias.

As fotografias refletem como os protestos que aconteciam nas ruas de Teerã durante o dia continuavam noite adentro nos telhados, terraços e varandas da capital iraniana.

A foto vencedora do prêmio máximo "mostra o começo de algo, o início de uma grande história", disse o presidente do júri, o turco Ayperi Karabuda, em declarações publicadas no site do concurso.

Masturzo receberá o prêmio durante uma cerimônia que acontecerá no dia 2 de maio em Amsterdã, assim como um prêmio em dinheiro no valor de dez mil euros e equipamento de fotografia digital de última geração.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host