UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 16h24

Papa diz que crise econômica e emigração contribuíram para perda de valores

Cidade do Vaticano, 12 fev (EFE).- O papa Bento XVI afirmou hoje que a crise econômica, a transformação do sistema industrial e agrícola e a emigração contribuíram para a perda dos valores tradicionais, que, segundo ele, devem ser reforçados.

O Pontífice fez estas manifestações no discurso aos bispos da Conferência Episcopal da Romênia, que se encontram no Vaticano em visita "ad limina apostolorum", que devem realizar todos os bispos do mundo a cada cinco anos.

Após recordar o tempo das "perseguições" comunistas nesse país, o Bispo de Roma disse que os fiéis romenos mostraram seu "forte apego a Cristo e à Igreja" e mantiveram intacta a fé.

No entanto, o papa pediu-lhes para promover um maior conhecimento da Sagrada Escritura, do Catecismo da Igreja Católica e, "em particular, dos documentos do Concílio Vaticano II e as encíclicas papais", assim como a defesa da família como núcleo básico da sociedade.

"Infelizmente em nossa época, em uma sociedade secularizada e desorientada, não são poucas as ofensas contra a instituição familiar", afirmou o Pontífice.

Bento XVI acrescentou que as famílias católicas romenas "que durante a época comunista testemunharam - e muitas vezes pagaram muito caro - a fidelidade ao Evangelho não são imunes às pragas do aborto, da corrupção, do alcoolismo e das drogas".

Ele também considerou como uma dessas "pragas" os controles de natalidade "mediante métodos contrários à dignidade do ser humano".

O papa acrescentou que é necessário "um decisivo compromisso" para favorecer a presença dos valores cristãos na sociedade, com centros de formação "onde os jovens possam conhecer os valores autênticos e transmiti-los".

"A Igreja quer dar sua contribuição determinante para a construção de uma sociedade reconciliadora e solidária, capaz de enfrentar o processo de secularização em curso", ressaltou.

Além disso, Bento XVI pediu aos bispos católicos a aprofundar o diálogo e a cooperação com a Igreja Ortodoxa Romena, que é majoritária nesse país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host