UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 12h41

Piñera recebe Amorim em estreia internacional como presidente eleito

Santiago do Chile, 12 fev (EFE).- O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, recebeu hoje o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em sua primeira reunião internacional desde que foi eleito em 17 de janeiro.

Após o encontro, de pouco mais de uma hora, Amorim disse que é uma "honra" ser o "primeiro visitante estrangeiro" recebido pelo presidente eleito, algo que, segundo o chanceler, é um "símbolo da grande amizade entre Brasil e Chile" e "confirma as grandes possibilidades de aprofundar" a cooperação entre os dois países.

O encontro teve lugar na residência de Piñera, no bairro de Las Condes. O próximo chanceler chileno, Alfredo Moreno, também estava presente.

Amorim, que está em visita oficial ao Chile, destacou a troca comercial entre os dois países, que "em breve" alcançará os US$ 10 bilhões, e disse que conversou com Piñera sobre a cooperação bilateral em áreas como o esporte, a energia, a ciência e a cultura, assim como a integração sul-americana.

Além disso, segundo o chanceler, "seguramente" haverá uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governante eleito do Chile durante a próxima cúpula do Grupo do Rio, programada para os dias 22 e 23 em Cancún (México), onde Piñera acompanhará a presidente chilena, Michelle Bachelet.

Amorim também confirmou que Lula estará presente na posse de Piñera, no próximo dia 11.

Em sua visita oficial ao Chile, o chanceler será recebido pelo ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mariano Fernández, com quem revisará a agenda bilateral.

Os chanceleres instalarão a Comissão Binacional Chile-Brasil e assinarão um memorando de entendimento sobre cooperação na área de televisão digital terrestre entre o Ministério das Comunicações brasileiro e o Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host