UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 22h37

Raúl Castro reúne-se com chanceler russo em Havana

Havana, 12 fev (EFE).- O presidente cubano, general Raúl Castro, se reuniu hoje em Havana com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, com quem discutiu as relações bilaterais e o cenário internacional, informou a imprensa oficial.

"O diálogo cordial permitiu constatar mais uma vez o bom estado das relações bilaterais", afirmou uma nota da edição digital do diário oficial "Juventud Rebelde".

Raúl Castro solicitou a Lavrov transmitir uma saudação ao presidente russo, Dmitri Medvedev, e ao primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. Castro também ratificou "a vontade de continuar fortalecendo as já sólidas relações em todos os âmbitos, particularmente no econômico".

Além disso, a nota ressalta que as relações entre os dois países receberam "um notável impulso" com as visitas oficiais de Medvedev a Cuba, em novembro de 2008, e de Castro à Rússia, em janeiro do ano passado.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e o embaixador russo em Havana, Mikhail Kamynin, estiveram presentes durante a reunião, na qual também se trataram temas relacionados com a situação internacional atual.

Lavrov chegou a Cuba na quinta-feira passada para uma visita de trabalho de três dias, durante a qual presidiu uma reunião de consultas políticas entre as chancelarias, assinou três acordos conjuntos e inaugurou a 19ª Feira Internacional do Livro de Havana, que este ano homenageia a Rússia.

O último compromisso na ilha caribenha é uma visita ao balneário de Varadero, de onde deve partir para a Nicarágua amanhã para continuar uma viagem pela América Latina que também inclui a Guatemala e o México.

A presença de Lavrov em Havana dá sequência às frequentes visitas realizadas por funcionários de alto escalão do Governo russo nos últimos dois anos, nos quais o vice-primeiro-ministro, Igor Sechin, esteve na ilha pelo menos em cinco ocasiões, e Medveved uma.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host