UOL Notícias Notícias
 

17/02/2010 - 16h32

Alianças políticas assinam pacto para impedir fraude eleitoral no Iraque

Bagdá, 17 fev (EFE).- Representantes das principais alianças políticas do Iraque assinaram hoje um pacto de honra para impedir qualquer fraude nas eleições gerais marcadas para o dia 7 de março.

O anúncio foi feito pelo vice-primeiro-ministro iraquiano, Rafea Al Issawi, em entrevista coletiva em Bagdá, junto a responsáveis das principais coalizões políticas.

No entanto, nenhum representante do mais importante grupo sunita, a Aliança do Consenso Iraquiano, estava presente no anúncio do acordo.

Participaram da reunião membros da Aliança Nacional Iraquiana, de Amar al-Hakim, líder do Conselho Supremo Iraquiano (principal bloco xiita do Parlamento); da Coalizão do Estado de Direito, do primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, e da Aliança Curda, do presidente, Jalal Talabani.

Também estiveram presentes representantes da Unidade da Coalizão do Iraque, do ministro do Interior, o xiita Jawad Bulani; e da Lista Iraquiana, do ex-chefe de Governo Iyad Allawi.

O pacto obriga os signatários a "defender os direitos de todos mediante a aplicação de fórmulas de competição (eleitoral) livres e com oportunidades iguais nos veículos de comunicação".

Além disso, o acordo pede que o Estado não use seus recursos financeiros e humanos nas campanhas de propaganda eleitoral e instrua seus organismos de segurança a agir com imparcialidade, evitando ações com objetivos políticos.

O pacto também pede que as distintas formações não recorram a ameaças e compra de votos e que respeitem os candidatos de outros grupos.

Além disso, o acordo ressalta a necessidade de que não haja intromissões no trabalho da Comissão Suprema Eleitoral Independente do Iraque e o respeito aos credos e santuários de todas as religiões.

Por fim, os signatários decidiram criar uma comissão de acompanhamento, composta por representantes das alianças políticas, que se reunirá quando necessário para resolver eventuais problemas durante o pleito.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host