UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 14h37

Americanos acusados de tráfico de crianças no Haiti chegam aos EUA

Miami, 18 fev (EFE).- Oito dos dez missionários americanos acusados no Haiti de tentar retirar do país 33 menores chegaram nesta madrugada a Miami, após ser libertados por ordem judicial, informaram hoje meios da imprensa.

O grupo chegou às 6h25 no horário local (4h25 em Brasília) ao aeroporto internacional de Miami e, após passar o controle de alfândegas por uma região reservada, foi escoltado até a um hotel localizado dentro do aeroporto.

Nenhum dos membros do grupo de missionários quis dar declarações à imprensa, salvo um deles que enquanto se dirigia rapidamente ao elevador afirmou que só desejava ver seus familiares.

Segundo a imprensa, o grupo já está voando em direção ao estado de Idaho, de onde procedem.

Consultado pela Agência Efe, o Comando Sul dos Estados Unidos, que transferiu os missionários a partir do Haiti para Miami em um avião C-130, não quis fazer comentários.

A responsável pelo grupo de missionários, Laura Silsby, assim como a sua compatriota Anne Coulter Chalrisa, permanecem detidas no Haiti, acusadas de tráfico de crianças.

Os americanos, cinco homens e cinco mulheres, pertencentes à organização "Refúgio de Crianças Nova Vida", foram detidos no fim de janeiro quando se aproximavam da fronteira da República Dominicana em um ônibus com os menores, com idades entre dois e 12 anos, e sem documentos que autorizassem a viagem.

Os missionários alegaram que só pretendiam ajudar às crianças, desabrigadas como milhões de haitianos pelo terremoto de 12 de janeiro, que matou mais 200 mil pessoas.

Conforme informaram no Haiti após a detenção, o objetivo do grupo era oferecer aos menores uma vida melhor em um orfanato na República Dominicana.

Os pais de alguns das crianças reconheceram que os entregaram voluntariamente porque eles os missionários iriam ajudar seus filhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host