UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 13h34

FAO alerta para "falta de apoio" ao setor alimentício do Haiti

Roma, 18 fev (EFE).- O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Jacques Diouf, chamou a atenção hoje para a "falta de apoio" ao setor alimentício do Haiti, comprometido após o terremoto de 12 de janeiro.

Durante a apresentação em Roma do relatório "O Estado Mundial da Agricultura e da Alimentação - 2009", Diouf denunciou a "grave crise alimentícia" enfrentada pelo país caribenho, onde mais de 200 mil pessoas morreram em decorrência do devastador tremor do mês passado.

"O Haiti está enfrentando uma grave crise alimentícia. Ficamos alarmados com a falta de apoio ao setor alimentício. Dos US$ 23 milhões pedidos pela ONU, só chegaram 8%", comentou o diretor da FAO.

"Com isso, não podemos fazer nosso trabalho", acrescentou Diouf, que também lamentou o fato de sua organização não ter visto "um centavo dos US$ 20 bilhões que, em julho passado, na cúpula do G8 na Itália, os líderes mundiais prometeram doar à luta contra a fome.

A FAO, explicou seu diretor-geral, continua distribuindo alimentos no Haiti. Mas também está fornecendo sementes de qualidade e instrumentos de lavoura para que a população rural possa começar a semear em cerca de três meses e assim fazer frente às necessidades alimentícias do país.

Diouf também falou da força de intervenção conjunta para o Haiti que a FAO, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciaram em 12 de fevereiro para ajudar o Governo haitiano a implementar estratégias de segurança alimentar imediatas e duradouras.

Segundo o diretor-geral da FAO, a prioridade agora no Haiti é a temporada de plantio, essencial para evitar que a crise alimentícia se agrave.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host