UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 17h42

Arquipélago da Madeira eleva número provisório de mortos para 30

(atualiza com novo número de mortos).

Lisboa, 20 fev (EFE).- As autoridades regionais do arquipélago português da Madeira elevaram para 30 o número provisório de mortos nas enchentes causadas hoje pelas chuvas torrenciais que ainda caem na região, embora com menos intensidade.

Em declarações à imprensa, o presidente do Governo autônomo das ilhas, Alberto João Jardim, falou em pelo menos 30 mortos, enquanto o vice-presidente, João Cunha e Silva, logo depois calculou esse número em 32.

Fontes dos serviços de defesa civil e das autoridades de Funchal, a capital do arquipélago da Madeira, disseram à Agência Efe que ainda não há uma apuração oficial do número de vítimas, que o Governo português calculou em pelo menos 25.

O ministro do Interior de Portugal, Rui Pereira, anunciou que o Governo estuda a possibilidade de declarar estado de calamidade na região e solicitar à União Europeia (UE) a ativação dos mecanismos de ajuda comunitária para estas situações.

O principal hospital da Madeira recebeu 63 feridos pelas enchentes, que alagaram bairros inteiros de Funchal e levou pontes, veículos e árvores.

As fortes chuvas levaram ao esvaziamento de dois shoppings centers e de várias zonas da parte baixa da cidade, cujo aeroporto permanece fechado. Os cortes nos serviços de telefone e eletricidade afetam também muitas áreas da Madeira.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, que se declarou "consternado" pelas vítimas e pela destruição na Madeira, anunciou que pretende viajar para as ilhas com o ministro do Interior assim que as condições do tempo permitirem.

O arquipélago da Madeira fica a 860 quilômetros ao sudoeste de Lisboa. Em suas duas ilhas habitadas, Madeira e Porto Santo, vivem mais de 260 mil pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host