UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 09h06

Governo holandês é dissolvido por diferenças sobre presença no Afeganistão

(Atualiza com novos detalhes e comentários do premiê holandês).

Haia, 20 fev (EFE).- A coalizão que governa a Holanda foi dissolvida na madrugada deste sábado depois que os principais partidos que a compõem, o Trabalhista (PvdA) e o Cristão-Democrático (CDA), não conseguiram chegar a um acordo sobre a ampliação da presença militar do país no Afeganistão.

Ao anunciar a dissolução de seu gabinete, o primeiro-ministro holandês, o democrata-cristão Jan Peter Balkenende, disse que ainda neste sábado comunicaria a decisão à rainha Beatrix.

A crise no Executivo do país teve como origem a oposição dos ministros trabalhistas ao pedido da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para que a Holanda prorrogasse a presença de suas tropas no Afeganistão.

A Aliança Atlântico pedia ao Governo holandês que ampliasse sua permanência em solo afegão em um ano, até 2011. Nesse período, os militares da Holanda se dedicariam, principalmente, ao treinamento de soldados afegãos.

Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro holandês afirmou que os partidos da coalizão, também integrada pela União Cristã, perderam a confiança mútua.

"Onde não há confiança, as tentativas para um acordo ficam frustradas de antemão", disse Balkenende ao anunciar a dissolução do gabinete.

O trabalhista Wouter Bos esclareceu que a postura de sua legenda foi baseada em uma decisão de 2007, quando o Governo, com o apoio da maioria do Parlamento, resolveu que deixaria o Afeganistão no fim de 2010.

Bos destacou que, durante as negociações que a coalizão manteve sobre a questão, "as alternativas do PvdA não eram levadas em conta". Por esse motivo, após horas de discussões, os trabalhistas decidiram abandonar o Governo.

Para o primeiro-ministro do país, a Holanda deveria aceitar sua "responsabilidade" e o pedido da Otan. Mas, devido à falta de avanços nas conversas, iniciadas ontem, as partes acharam, por bem, dissolver o Governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host