UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 10h20

Países da zona do euro devem ajudar Grécia com até 25 bilhões de euros

Berlim, 20 fev (EFE).- As ajudas do Eurogrupo (países que integram a zona do euro) à Grécia poderão variar de 20 bilhões a 25 bilhões de euros, segundo a revista alemã "Der Spiegel", que cita como fonte um relatório do Ministério de Finanças da Alemanha.

A entrega dessa ajuda, que seria composta por empréstimos e garantias, será feita com base na percentagem que cada nação do Eurogrupo tem no financiamento do Banco Central Europeu (BCE).

No caso da Alemanha, isso significaria que o país, por meio do Banco de Reconstrução (KfW), doaria 20% da soma prevista, ou entre 4 bilhões e 5 bilhões de euros.

A ajuda estaria sujeita a condições muito rígidas e seria entregue apenas se a Grécia cumprisse uma série de pré-requisitos, propõem especialistas.

Para as autoridades alemãs, a médio prazo seriam necessárias medidas adicionais para evitar um desequilíbrio na zona do euro, como a melhor coordenação das políticas econômicas dos países do Eurogrupo.

O Ministério de Finanças alemão também acha que é preciso criar uma instituição europeia similar ao Fundo Monetário Internacional.

Por enquanto, oficialmente o Governo alemão insiste que a Grécia deve superar sozinha sua crise orçamentária.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host