UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 16h42

Portugal conta 25 mortos em enchentes no arquipélago da Madeira

Lisboa, 20 fev (EFE).- Pelo menos 25 pessoas morreram e 63 ficaram feridas nas enchentes no arquipélago da Madeira, confirmou hoje o ministro do Interior de Portugal, Rui Pereira.

O ministro declarou à imprensa portuguesa que se analisa a possibilidade de pedir à União Europeia (UE) a declaração do estado de calamidade para poder iniciar os mecanismos comunitários para situações deste tipo.

Diferentes veículos de imprensa portugueses já falam em 31 mortos e desaparecidos pelas enchentes, mas fontes da defesa civil e das autoridades de Funchal, a capital do arquipélago da Madeira, consultadas pela Agência Efe disseram que ainda não há uma apuração oficial do número de vítimas.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, que se declarou "consternado" pelas vítimas e pela destruição na Madeira, anunciou que pretende viajar para as ilhas com o ministro do Interior assim que as condições do tempo permitirem.

O aeroporto de Funchal continua fechado e os voos foram desviados para as Ilhas Canárias, da Espanha, após mais de 15 horas de chuvas ininterruptas.

Segundo a Prefeitura de Funchal, há povoados isolados, estradas bloqueadas e graves danos em diversas áreas do arquipélago.

As chuvas já não são tão fortes como as que caíram durante a madrugada, mas mesmo assim agravaram as enchentes registradas em muitas partes das ilhas, situadas a 860 quilômetros ao sudoeste de Lisboa e nas quais vivem mais de 260 mil pessoas.

Segundo o ministro Rui Pereira, a situação "exige uma resposta nacional".

Em declarações à imprensa portuguesa, o prefeito de Funchal, Miguel Albuquerque, disse que várias de suas avenidas principais e bairros estão completamente intransitáveis. As regiões mais baixas da cidade e dois de seus principais shopping centers tiveram que ser esvaziados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host