UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 14h10

Primeiro-ministro holandês comunica queda do Governo à rainha

Haia, 20 fev (EFE).- O primeiro-ministro holandês, o democrata-cristão Jan Peter Balkenende, comunicou hoje à rainha Beatrix a queda da coalizão governante após a saída dos trabalhistas, contrários a prorrogar a missão militar do país no Afeganistão.

Segundo veículos de imprensa holandeses, Balkenende informou a rainha sobre a dissolução do Governo por telefone, já que a monarca está de férias na Áustria.

O primeiro-ministro deve se reunir com a rainha Beatrix nos próximos dias para discutir a situação, mas até o momento não há mais detalhes sobre o encontro.

O Executivo holandês continuará governando de forma provisória e convocará eleições antecipadas em até 83 dias. Antes, o pleito ocorreria só no início de 2011.

A coalizão de Governo se rompeu diante da oposição dos ministros trabalhistas a atender o pedido da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para que Holanda ampliasse sua presença militar no Afeganistão até 2011.

Esta é a quarta ocasião na qual o Governo de Balkenende cai de forma antecipada.

O primeiro-ministro já adiantou hoje que interpreta o ocorrido como uma derrota e explicou que a confiança entre os partidos da coalizão foi definitivamente perdida.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,32
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h13

    1,51
    62.607,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host