UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 13h15

PT oficializa pré-candidatura de Dilma à Presidência

Brasília, 20 fev (EFE).- A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a mulher mais poderosa no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve sua pré-candidatura à Presidência oficializada pelo PT.

"Saudação à próxima presidente da República, Dilma Rousseff", declarou o presidente do PT, José Eduardo Dutra, aos cerca de 1.300 militantes presentes no último dia do 4º Congresso Nacional do partido.

Dilma, que foi ministra de Minas e Energia entre 2003 e 2005 e depois assumiu a Casa Civil, foi saudada pelo público com gritos de "Olé, olé, olá, Dilma, Dilma", que em todas as campanhas anteriores do PT acabavam com "Lula, Lula".

Em meio a um clima festivo, a pré-candidata foi cumprimentada por Lula, pela primeira-dama, Dona Marisa, e por petistas como os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Fazenda, Guido Mantega, e pelo ex-titular da pasta de Justiça Tarso Genro.

Durante o evento, a economista de 62 anos, que pode se tornar a primeira mulher a presidir o Brasil, mostrou-se eufórica e sorridente, distanciando-se da fama de "antipática" que ganhou por sua personalidade forte.

Aos militantes do PT, Dutra destacou o "profundo e absoluto compromisso" de Dilma com a "continuidade das políticas de Lula", que, como a maioria dos presentes, vestia uma blusa vermelha.

O presidente da legenda também fez um reconhecimento a Lula, que, em seu oitavo ano no poder, mantém uma popularidade próxima dos 80% e "tem seu nome garantido na história como o melhor presidente" que o Brasil já teve.

"Agora, depois de eleger um operário, o desafio é eleger a primeira mulher a presidir o país", disse Dutra, ovacionado pelos correligionários e pelos líderes de outros partidos que integram a coalizão governista, que o PT pretende manter unida em torno da candidatura de Dilma.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host