UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 19h32

Berlusconi visitará Brasil em março

Brasília, 25 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fará uma visita oficial ao Brasil em 9 de março, quando será recebido em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou hoje o Itamaraty.

A visita de Berlusconi estava prevista para fevereiro passado, mas foi adiada por problemas de agenda dos dois Governos, como explicaram porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores consultados pela Agência Efe.

Os dois países mantêm históricas e fluentes relações, que no ano passado passaram por momentos de certa tensão pela situação do ex-ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por quatro assassinatos ocorridos nos anos 70.

Preso no Brasil desde março de 2007, Battisti teve sua extradição requerida pela Itália, mas em janeiro do ano passado o Governo Lula concedeu a ele um polêmico status de refugiado, meses depois cancelado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em novembro, o STF se pronunciou a favor de sua entrega à Justiça italiana, mas deixou a decisão final, no entanto, nas mãos de Lula, que ainda não se manifestou sobre o assunto.

A concessão do refúgio, revogada posteriormente pela corte, gerou um forte mal-estar na Itália, cujo Governo chegou a retirar o embaixador no Brasil durante um mês como protesto. Battisti permanece detido em Brasília.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host