UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 15h51

Grupo de 52 haitianos tenta chegar ao Brasil pela fronteira com Bolívia

La Paz, 25 fev (EFE).- Um grupo de 52 haitianos que inclui 28 crianças tentará nos próximos dias chegar ao Brasil atravessando a fronteira com a Bolívia, país onde estão há um mês com visto de turista.

O prazo concedido pelas autoridades bolivianas para a permanência do grupo termina no próximo sábado. Os haitianos já chegaram à cidade de Puerto Suárez e de lá pretendem seguir para Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

A fiscal de Casos Especiais do Ministério Público do departamento (estado) boliviano de Santa Cruz, Francisca Rivero, confirmou hoje à Agência Efe que os haitianos tentarão atravessar a fronteira no fim de semana.

"Eles estão à espera de uma permissão para entrarem no Brasil", disse Rivero, que acompanha a situação das crianças do grupo, que têm entre 6 e 15 anos e cuja maioria não está com seus pais, mas sob responsabilidade de outras pessoas.

A fiscal disse ainda que estão sendo investigados os documentos que estes adultos possuem como autorização para viajar acompanhando os menores.

Os haitianos fazem parte de um grupo ainda maior, de 88 pessoas, que chegou à Bolívia após atravessar a fronteira daquele país com o Peru em 27 de janeiro. O governo boliviano alegou não ter conhecimento de onde estão os outros integrantes.

No começo do mês, eles tentaram ir para a Argentina, mas foram impedidos pelas autoridades locais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host