UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 14h45

R.Unido nega ter interceptado navio argentino nas Malvinas

Londres, 25 fev (EFE).- O Governo britânico desmentiu hoje uma informação publicada pelo tabloide "The Sun", segundo a qual a Marinha britânica interceptou uma embarcação de guerra argentina nos arredores das Ilhas Malvinas, disputadas por ambos os países.

Um porta-voz do Ministério da Defesa do Reino Unido comentou a notícia quando procurado pela Agência Efe. "Trata-se do habitual estilo do 'The Sun' de publicar uma notícia sobre algo que não aconteceu", afirmou.

De acordo com o funcionário, o encontro entre os dois navios de guerra, de fato, aconteceu, mas não da forma como o jornal relatou.

A edição de hoje do tablóide britânico afirma que o destróier "HMS York" se deparou com a corveta argentina "ARA Drummond" a cerca de 16 quilômetros do limite que separa as águas internacionais da "zona petrolífera" das Ilhas Malvinas. Entretanto, a reportagem não diz quando a intercepção ocorreu.

A notícia do "The Sun" diz que o navio "ARA Drummond" chegou a ficar a cerca de 100 quilômetros da costa das Ilhas Malvinas antes de recuar sem que o destróier britânico precisasse adotar medidas excepcionais.

Fontes militares citadas pela publicação afirmaram que a tripulação do avião argentino cometeu "um inocente erro de navegação" e que "a tripulação do 'HMS York' ficou feliz em fazer seu trabalho de maneira adequada".

"Isso não corresponde aos fatos", disse categoricamente o porta-voz do Ministério da Defesa, que confirmou que, "em meio a uma forte ressaca à noite, o 'HMS York' e uma embarcação argentina navegaram na mesma região em águas internacionais a cerca de 80 quilômetros de distância das águas territoriais das Ilhas Malvinas".

"Após uma amistosa conversa por rádio, cada um deu continuidade aos seus exercícios", acrescentou.

O porta-voz do Ministério da Defesa ressaltou que o cruzamento aconteceu em 28 de janeiro, ou seja, dias antes do polêmico plano de do Reino Unido de explorar petróleo em torno das Malvinas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host