UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 13h33

Tenista processa jornal britânico por chamá-lo de "pior do mundo"

Londres, 25 fev (EFE).- Um tenista britânico processou o jornal "Daily Telegraph", de seu país, por arruinar sua reputação ao chamá-lo de pior do mundo, já que nunca venceu uma partida como profissional.

Robert Dee, de 23 anos, obteve mais de 30 desculpas e uma boa indenização do jornal por danos morais.

De acordo com o "The Guardian", o "Telegraph" chegou a menosprezar a capacidade do tenista.

Apesar de pedir desculpas, o jornal foi processado pela recusa em retirar dois artigos que apareceram na capa e na seção de esportes do dia 23 de abril de 2008, respectivamente com as manchetes "Pior tenista profissional do mundo finalmente vence" e "Sensação britânica, o pior do mundo".

Uma das matérias dizia que Dee não tinha vencido nenhuma partida nas primeiras três temporadas como profissional e encerrou a "deprimente sequência" ao vencer um rival de 17 anos na Espanha, em abril de 2008.

O tenista também argumenta que esses artigos sugeriam que ele "persistia de forma pouco razoável e realista em desenvolver uma carreira como jogador profissional de tênis, o que era uma perda de dinheiro e ia condená-lo ao fracasso".

Dee admite que perdeu mais de 50 jogos consecutivos, mas afirma que teve "modesto êxito" em diversos torneios na Espanha - razão segundo a qual considera "incerto" e "difamatório" afirmar, como fez a publicação, que vivia "seguidos fracassos" na carreira.

Segundo o advogado do tenista, os artigos o envergonhavam e podiam fazer as pessoas desistir de contratá-lo para trabalhar como técnico.

O "Daily Telegraph" continua insistindo, agora nos tribunais, que Dee sustenta a duvidosa honra de ter conseguido a maior sequência de derrotas do mundo.

Ele é seguido de perto por um tenista guatemalteco, que também perdeu 54 partidas seguidas e levou pelo menos um set - Dee teria perdido 108 de forma consecutiva.

A rede "BBC" e os jornais "Daily Mail", "The Guardian" e "The Sun" estão entre os veículos de imprensa que pediram desculpas ao tenista para evitar problemas nos tribunais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host