UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 02h11

Uribe diz que está disposto a superar problemas com a Venezuela

Bogotá, 24 fev (EFE).- O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, reiterou hoje sua disposição de dar espaço a um grupo de países amigos para superar os problemas com a Venezuela, depois da discussão com o presidente do país, Hugo Chavéz, durante a cúpula do Grupo do Rio, no México.

"Meu compromisso, como diretor das relações internacionais, é cumprir um acordo que foi pedido por grupo de países no Grupo do Rio: dar espaço a mediadores", disse Uribe a jornalistas após participar de um fórum com estudantes de uma universidade de Bogotá.

O presidente acrescentou que seu Governo sofre quando tem dificuldades nas relações "com algum país irmão, e sente alegria quando elas melhoram".

Uribe teve um acalorado bate-boca com Chávez em Playa del Carmen, no México, onde os líderes participavam da Cúpula do Grupo do Rio.

O presidente colombiano criticou o líder venezuelano pelo embargo comercial, e Chávez contestou dizendo que colombianos queriam matá-lo, insinuando que Uribe teria relação com as ameaças.

Após a discussão, Uribe e Chávez aceitaram a formação de um "grupo de países amigos" que ajude os Governos a superarem suas diferenças.

Chávez disse que o grupo será formado pelo Brasil e outros países, entre eles Argentina, Chile, México e República Dominicana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host