UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 12h08

Avalanche humana mata ao menos 30 fiéis em Mali

Bamaco, 26 fev (EFE).- Pelo menos 30 pessoas morreram esmagadas e dezenas ficaram feridas em uma avalanche humana junto à principal e mais antiga mesquita da cidade de Tombuctu, no noroeste de Mali, informaram à Agência Efe fontes do Governo.

A avalanche aconteceu ontem à noite, quando dezenas de fiéis muçulmanos oriundos de todo o norte de Mali se reuniram em frente à mesquita Djinguereber, atualmente em obras, para celebrar a festa do Mulud, que lembra o nascimento do profeta Maomé.

Fontes do Ministério de Administração Territorial do país disseram à Efe que entre os mortos e feridos há várias crianças e mulheres.

O acidente aconteceu quando os fiéis se concentraram em frente ao histórico templo para dar voltas ao redor dele, como manda uma velha tradição muçulmana.

Várias ruas nas proximidades da mesquita tinham trechos e pontos interditados devido às obras que estão em curso. A circulação restrita pelo local provocou empurra-empurra e, em seguida, gerou uma situação de pânico generalizado. O cenário final foi de uma avalanche humana, descreveram testemunhas.

O presidente de Mali, Amadou Toumani Toure, suspendeu hoje a celebração do Mulud e, acompanhado de vários ministros, seguiu para Tombuctu para ver de perto o alcance da tragédia, confirmaram à Efe fontes do Governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host