UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 20h11

Celso Amorim e subsecretário dos EUA preparam visita de Hillary ao Brasil

Brasília, 26 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reuniu hoje em Brasília com o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, William Burns, para analisar detalhes da visita ao Brasil que fará na próxima quarta-feira a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Segundo fontes oficiais, Burns se reuniu antes com outros funcionários do Ministério das Relações Exteriores, com quem discutiu alguns pontos da agenda de Clinton durante sua passagem pelo país. As discussões incluíram a passagem na segunda-feira pelo Uruguai e, em seguida, pelo Chile, Costa Rica e Guatemala.

O subsecretário americano também foi recebido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. De acordo com fontes oficiais consultadas pela Agência Efe, ambos ratificaram o interesse dos Estados Unidos em uma licitação convocada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 caças-bombardeiros.

Os Estados Unidos abordaram na discussão a oferta dos F-18 da Boeing, que competem com os Gripen NG da empresa sueca Saab e os Rafale da francesa Dassault, estes últimos os favoritos do Governo brasileiro.

Durante sua visita a Brasília, Burns não fez nenhuma declaração à imprensa, tampouco os ministros brasileiros.

No entanto, o próprio Departamento de Estado americano já antecipou que um dos assuntos centrais da agenda de Hillary será a preocupação sobre o programa nuclear do Irã.

Além disso, Hillary discutirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuntos relativos à América Latina e outros da agenda bilateral, na qual poderia se incluir a licitação para a compra dos 36 caças-bombardeiros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host