UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 11h54

EUA registram crescimento anualizado de 5,9% no último trimestre de 2009

Washington, 26 fev (EFE).- A economia dos Estados Unidos registrou um crescimento anualizado de 5,9% entre outubro e dezembro passados, a maior expansão anunciada em seis anos, informou hoje o Departamento de Comércio.

A maioria dos analistas já esperava que o Governo fosse ratificar o cálculo inicial do PIB trimestral, que apontava para um crescimento de 5,7%. Mas, em todo ao ano de 2009, a economia americana encolheu 2,4%, o pior desempenho desde 1946.

Quase dois terços do crescimento do PIB no último trimestre do ano passado foram decorrentes de trocas nos estoques, e não de vendas finais, acrescenta o relatório do Departamento de Comércio.

Segundo o Governo, os estoques agregaram 3,88 pontos percentuais ao PIB, mais que o calculado inicialmente, enquanto os investimentos em programas de computadores e equipamentos cresceram ao ritmo mais rápido em quase uma década.

O relatório sobre o PIB divulgado hoje é o segundo de três elaborados pelo Executivo. O definitivo só será publicado em março, depois que o Departamento de Comércio receber mais informações sobre o lucro das empresas e outros dados.

No último trimestre do ano passado, os gastos dos consumidores - que nos EUA são responsáveis por mais de dois terços do PIB - cresceram ao ritmo anual de 1,7%, contra o aumento de 2,8% registrado nos três meses anteriores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h22

    -0,45
    63.797,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host