UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 07h40

Israel fecha territórios palestinos para o Carnaval judaico

Jerusalém, 26 fev (EFE).- O Ministério da Defesa de Israel ordenou o fechamento da Cisjordânia e da Faixa de Gaza até a meia-noite de segunda-feira por ocasião do Carnaval judaico, como é conhecida a festa de Purim, informaram fontes militares.

A aplicação da medida durante datas festivas para os judeus se tornou comum nos últimos. O objetivo, de acordo com o Exército israelense, é evitar confrontos.

Segundo um comunicado do Governo israelense, o fechamento dos territórios palestinos não valerá para pessoas que precisam de atendimento médico nem para trabalhadores humanitários, médicos, membros de ONGs, advogados, religiosos, jornalistas e outras pessoas autorizadas pelas autoridades de Israel.

"O Exército continuará operando com o objetivo de proteger os cidadãos de Israel e, ao mesmo tempo, manter a qualidade de vida da população palestina na região", diz uma nota militar.

No domingo e na segunda-feira, judeus de todo o mundo celebrarão a festa de Purim, que lembra a anulação de um decreto que ordenava a morte de todos os hebreus durante o Império Persa, há cerca de 2.500 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host