UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 03h56

Julgamento de colombianos por bombardeios no Equador é suspenso

Quito, 25 fev (EFE).- O juiz equatoriano Francisco Revelo decidiu que, por falta de provas, não vai continuar com o julgamento que contra o ex-ministro colombiano de Defesa Juan Manuel Santos e outros três altos militares desse país, pelos bombardeios na região equatoriana de Angostura, em março de 2008.

Além de Santos, o chefe das Forças Militares colombianas, Freddy Padilla; o chefe da Polícia do país, Óscar Naranjo; e o ex-chefe do Exército, Mario Montoya, tiveram seus julgamentos interrompidos.

Eles foram acusados de dirigir a chamada "Operação Fénix", que incluiu um bombardeio aéreo e uma operação militar na zona de Angostura, onde a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tinha construído um acampamento clandestino.

Na operação, executada sem aviso e sem permissão do Equador, morreram 26 pessoas, entre elas o ex-porta-voz internacional do grupo guerrilheiro, Luis Édgar Devia, conhecido como "Raúl Reyes", o equatoriano Franklin Aisalla e quatro estudantes universitários do México.

Em novembro passado, Revelo também revogou as ordens de prisão sobre Santos e Padilla, ao considerar que as decisões tinham sido tomadas de forma supostamente 'apressada'.

O Governo do Equador, dois dias depois do ataque, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, e só nas últimas semanas os países realizaram conversas diretas para reatar os laços bilaterais.

A decisão de Revelo aconteceu poucos dias depois que os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Álvaro Uribe, se reuniram em Playa del Carmen (México), aproveitando sua participação na Cúpula do Grupo do Rio, e analisaram o avanço do processo de reatamento das relações diplomáticas entre os países.

O processo contra Santos e os oficiais militares colombianos foi uma das preocupações expressadas por Uribe a Correa durante a reunião da última segunda-feira, quando abordaram uma série de "temas sensíveis" que devem ser resolvidos para o reatamento pleno das reações diplomáticas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,82
    3,256
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h03

    1,38
    64.099,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host