UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 05h46

Acidente com fogos de artifício mata 19 pessoas na China

(atualiza número de mortos e feridos e outras informações) Pequim, 27 fev (EFE).- Pelo menos 19 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas em um acidente com fogos de artifício na província de Cantão, no sul da China, informou hoje o jornal oficial "China Daily".

O incidente aconteceu por volta das 20h locais na sexta-feira (9h em Brasília), na região de Shitouqiao, na cidade de Puning.

A Polícia isolou a zona, retirou os corpos de 13 pessoas que morereram na hora e transferiu os feridos para um hospital, onde até o momento morreram mais seis atingidos.

O fogo passou também para as casas vizinhas e, segundo testemunhas, as sucessivas explosões chegaram a danificar imóveis situados a 200 metros do local.

Um oficial do Birô de Segurança Pública (Polícia) de Puning explicou que a manipulação de uma grande quantidade de fogos causou a explosão.

As forças de segurança detiveram dois suspeitos de causar o incidente, mas suas identidades não foram reveladas.

Os chineses, inventores dos fogos de artifício, têm costume de utilizar bastante os artefatos, principalmente na época do Ano Novo Lunar.

Segundo a tradição, nos primeiros dias do ano há muitos maus espíritos, e a melhor forma de assustá-los é fazer o maior barulho possível.

Só nesta semana, as celebrações pirotécnicas pelo Ano Novo chinês causaram 7.480 incêndios no país, ocasionando 35 mortes e perdas materiais de aproximadamente US$ 4 milhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host