UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 13h04

Lula expressa "consternação" por terremoto no Chile

Brasília, 27 fev (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou hoje sua "preocupação" e "consternação" pelo terremoto que sacudiu hoje o centro e o sul do Chile e determinou a avaliação da possibilidade de envio de ajuda humanitária a esse país.

"O presidente Lula manifestou sua profunda preocupação com o impacto do terremoto", que teve uma magnitude de 8,8 graus na escala Richter e causou pelo menos 82 mortes, indicou uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O comunicado acrescenta que Lula "instruiu o Gabinete de Segurança da Presidência e ao Ministério das Relações Exteriores para avaliar a situação e as medidas de assistência que o Brasil possa adotar".

Nesse sentido, a nota acrescenta que "o Governo brasileiro expresse sua disposição a prestar, ao Governo e ao povo chileno, toda a assistência necessária".

O terremoto ocorreu às 3h36min da madrugada e o epicentro foi a 63 quilômetros ao sudoeste da cidade de Cauquenes, a 50 quilômetros de profundidade, o que é considerado superficial, portanto de maior intensidade.

A presidente Michelle Bachelet decretou estado de catástrofe nas regiões de Maule, Bio-Bio e Araucania.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host